Tidas como obrigatórias, a realização de vistorias e posterior elaboração dos laudos técnicos pode ser uma tarefa simples desde que se contrate uma empresa que seja referência na área.

O não cumprimento da regulamentação a respeito de segurança leva à aplicação das penalidades previstas em lei.

Quer entender um pouco mais como funcionam as inspeções e laudos técnicos – NRs?

Siga nessa leitura!

Inspeções e Laudos Técnicos – NRs: Normas Regulamentadoras

São procedimentos técnicos e disposições relacionados à saúde e segurança do trabalho no nosso país. Essas normas estabelecem regras para tornar o ambiente de trabalho mais seguro para todos.

Aqui falamos da prevenção de acidentes e garantia da integridade dos profissionais.

De maneira geral, as normas regulamentadoras foram criadas para instruir empresas e colaboradores a colocar em prática as precauções necessárias para evitar acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Além disso, preservar a integridade física dos colaboradores, principalmente, aqueles que trabalham expostos à riscos.

Também estabelecem riscos laborais e promovem políticas de segurança e saúde do trabalho dentro das empresas.

Não apenas por serem obrigatórias, mas para segurança do empregador e empregado, as inspeções e laudos técnicos – NRs são fundamentais.

Consequências que podem ser evitadas a partir das Normas Regulamentadoras

  • Afastamento de colaboradores por problemas de saúde;
  • Custos não planejados para a contratação de funcionários temporários (substituição de funcionários afastados por doença);
  • Falhas na operação;
  • Multas;
  • Ocorrências graves e acidentes de trabalho;
  • Prejuízos à imagem do negócio;
  • Problemas judiciais;
  • Problemas no clima organizacional.

Nosso país já teve 37 Normas Regulamentadoras, hoje são 35 em vigor, uma vez que duas foram revogadas.

Abaixo apresentamos algumas delas:

NR12 - Imagem institucional, produtividade e mais tecnologia

Esta Norma é um conjunto de procedimentos de segurança direcionados para a instalação, operação e manutenção de máquinas em ambientes de trabalho de forma a garantir a saúde e integridade física dos profissionais que nelas atuarão.

Garantimos a segurança, evitamos multas e problemas fiscais.

Atuaremos como responsáveis por realizar as análises de riscos, plano de segurança, desenvolver o projeto mecânico de todos os equipamentos de segurança da máquina (modelagem 3d e 2d), relatório completo de adequação, guia de fabricação para as proteções e laudo final assinado por engenheiro.

NR13 - Caldeiras e Vasos de Pressão

A Norma foi instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, para assegurar a segurança de Caldeiras e Vasos de Pressão. Ela estabelece todos os requisitos necessários tanto técnicos com legais relativos à instalação, manutenção, operação e inspeção desses equipamentos.

Caso ocorra um grande número de Caldeiras e Vasos de Pressão e eles são complexos, podendo causar graves acidentes.

A inspeção e manutenção destes equipamentos são obrigatórias.

NR-06 – Equipamento de Proteção Individual – EPI

Essa Norma descreve as regras para utilização dos EPIs. São promovidos treinamentos que capacitam os funcionários da empresa para utilizar os equipamentos de proteção individual, estabelecendo os requisitos mínimos para identificar, usar, higienizar e conservar esses equipamentos.

EPI nada mais é do que todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, e que é destinado à proteção dos riscos suscetíveis que ameaçam a segurança e a saúde no trabalho.

NR-07 – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO

Norma que define as regras para que as empresas criem o programa.

Nesse documento deve conter o planejamento interno de ações e segurança do trabalho, a lista de exames necessários a cada colaborador que varia de acordo com o ramo da empresa e ainda a área em que o colaborador atua, cada um com sua particularidade. Aqui, explicitamos mais uma vez a importância das inspeções e laudos técnicos – NRs.

NR-17 – Ergonomia

Requisito fundamental para qualquer trabalhador realizar suas atividades. Nesta Norma, contêm os parâmetros ideais para garantir o conforto, saúde e segurança para os colaboradores.

A finalidade é evitar doenças por esforço repetitivo.

Há treinamentos que capacitam e proporcionam aos profissionais fundamentação teórica a respeito da ergonomia, desenvolvem habilidades para identificar os riscos ergonômicos, transmitindo conhecimento da legislação a respeito da ergonomia e onde é avaliada se essas condições de trabalho estão trazendo o máximo conforto, desempenho e segurança a esses profissionais.

NR-18 – Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção

Norma que contém um checklist de todas as medidas de proteção quando consideramos construção civil, abrange as condições, o meio ambiente de trabalho, riscos da função, informações a cerca dos equipamentos de proteção coletiva encontrados no canteiro de obra, etc.

E também todos os momentos do desempenho das atividades. Aqui falamos de treinamentos admissionais e periódicos com o propósito de garantir a execução das atividades com segurança.

Tudo isso está associado as Inspeções e Laudos Técnicos – NRs.

NR-35 – Trabalho em Altura

Norma criada para profissionais que trabalham de forma direta ou indiretamente com trabalho em altura, onde são definidas todas as precauções para esse tipo de atividade. Envolve planejamento, organização e execução. De acordo com a NR-35, trabalho em altura corresponde a toda atividade executada acima de 2 metros de altura do nível inferior, onde existe risco de queda.

As estatísticas mostram que quedas por falta de segurança nessa atividade são a principal causa de morte de trabalhadores na construção civil.

O propósito dessa norma é diminuir o número de acidentes desse tipo.

Inspeções e Laudos Técnicos – NRs em dia: empresa segura!

Esperamos que tenham gostado do nosso conteúdo a respeito desse assunto tão importante.

Na hora de renovar essa documentação, entre em contato conosco!

Estamos à disposição para prestar o melhor serviço em se tratando de Inspeções e Laudos Técnicos – NRs.

 

Promovemos a Revolução da Mente com materiais modernos, conceitos atualizados com a Era Exponencial (Indústria 4.0) com flexibilidade e eficiência.

Impulsionando resultados

Customizamos cada projeto conforme a necessidade do cliente.
Saiba como podemos ajudá-lo!

Contate-nos